Apresentação dos equipamentos


Abaixo estão todos os equipamentos integrantes da Rede PREMiUM de Equipamentos Multiusuários. São equipamentos de última geração e são operados por técnicos altamente capacitados para oferecer o melhor resultado possível para sua necessidade.

As regras para utilização dos produtos e serviços oferecidos pelos laboratórios são facultativas a cada laboratório e deverão ser consultadas previamente em seus locais de utilização.

Todos os produtos e serviços oferecidos pelo laboratórios são passíveis de pagamento pelo usuário e deverão ser feitos conforme uma das maneiras oferecidas pela Rede.

A Fundação Faculdade de Medicina faz a gestão financeira de todos os laboratórios, sendo de sua responsabilidade a emissão de notas fiscais, sendo o cadastro obrigatório para emissão de documentos.

CITOMETRIA
 CIT-01 - BD LSRFortessa (CFA)CFA
BD LSRFortessa

É um citômetro de fluxo concedido pelo programa equipamentos multiusuários da FAPESP (Processo nº 2009/54219-8). Este equipamento é capaz de realizar a detecção de até 11 distintas fluorescências distintas.

 

 CIT-02 - BD FACS Fortessa LSR II (CFA2)CFA2
BD FACS Fortessa LSR II

Com capacidade para detecção de até 8 cores simultanenamente, possui três lasers (azul - 488 nm,  vermelho - 640 nm, violeta - 405 nm) que permitem a quantiifcação e caracterização quanto ao tamanho e complexidade /granularidade de células presentes em amostras de sangue, medula óssea, líquor, líquidos pleural e peritoneal ou suspensões de tecidos sólidos.

 

 CIT-04 - Muse® Cell Analyzer (CIT4)CIT4
Muse® Cell Analyzer

O analisador de célula Muse® agrupa a análise de 3 parâmetros em um dispositivo de bancada compacto e fácil de usar, tornando a citometria de fluxo acessível.
MODELOS EXPERIMENTAIS
 ME-01 - Biotério Central (BIOT)BIOT
Biotério Central

Serviço de apoio que atende usuários e pesquisadores de toda a comunidade acadêmica oferecendo produtos e serviços com alto valor agregado, dentro dos mais elevados preceitos éticos e morais.
 ME-04 - UTI Animal (UTIA)UTIA
UTI Animal

O nosso objetivo é oferecer o serviço de uma UTI de animais onde possamos realizar experimentos de longa duração com toda a monitoração necessária, visando o bem estar do animal e mantendo a qualidade da pesquisa científica. O serviço que ofereceremos serão protocolos envolvendo a ventilação mecânica de longa duração com toda a monitoração necessária.
 ME-05 - Modelo Zebrafish (ZEB)ZEB
Modelo Zebrafish

Os serviços oferecidos permitem que o pesquisador obtenha, mantenha e utilize seus animais desde o nascimento até a conclusão da pesquisa; receba suporte técnico para realização de  mutagênese, genotipagem, preparo histológico e molecular. Oferecemos ainda controle sanitário para colônias externas

 

BIOBANCO
 BIOB-01 - Biobanco (BIOB)BIOB
Biobanco

É um núcleo de apoio à pesquisa/NAP de instrumentação financiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo e pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. Fornece materiais biológicos humanos (tecidos, sangue) e seus derivados, como ácidos nucléicos de alta qualidade, sendo responsável pela coleta, armazenamento e gerenciamento desse materiais.
 BIOB-02 - Unidade de Criopreservação - Biorrepositório (UCB)UCB
Unidade de Criopreservação - Biorrepositório

Possui seis tanques internos com capacidade para armazenar até 32.400 amostras cada um, sendo o enchimento dos espaces feito automaticamente por meio de monitoramento remoto realizado pelo sistema de segurança.
 BIOB-04 - Biorrepositório - Psiquiatria, Neurologia e Neurodesenvolvimento (BPNN)BPNN
Biorrepositório - Psiquiatria, Neurologia e Neurodesenvolvimento

Gerenciamento das amostras biológicas de projetos de pesquisa na recepção, cadastro, processamento e/ou armazenamento de amostras biológicas como sangue periférico, sangue de cordão umbilical, saliva, cabelo e tecidos bem como de seus subprodutos (plasma, soro, DNA, RNA e proteínas).
GENÔMICA ESTRUTURAL E FUNCIONAL
 GEF-01 - Sequenciador ABI PRISM® 3500 Genetic Analyzer (8 capilares) (SDN1)SDN1
Sequenciador ABI PRISM® 3500 Genetic Analyzer (8 capilares)

Realiza o sequenciamento de DNA (produtos de PCR e plasmídeos) pelo método de Sanger.

 GEF-02 - Sequenciadores de Nova Geração Plataforma Ion Torrent (SDNA)SDNA
Sequenciadores de Nova Geração Plataforma Ion Torrent

Utiliza tecnologia baseada em semicondutores que realizam a captação de ions H+ (Ion Torrent) transformando informações químicas contidas no DNA em informações digitais, o que permite o estudo de pequenos genomas, análise de amplicon, ampliseq, RNAseq, exomas, genomas completos, etc.

 GEF-03 - Sequenciador ABI 3730 DNA Analyzer (48 capilares) - CTO/ICESP (SDN3)SDN3
Sequenciador ABI 3730 DNA Analyzer (48 capilares) - CTO/ICESP

Realiza o sequenciamento de produtos de PCR e plasmídeos por eletroforese capilar, além de análise de fragmentos. 

 GEF-04 - Pirosequenciador PyroMark Q24 - CTO/ICESP (SDN4)SDN4
Pirosequenciador PyroMark Q24 - CTO/ICESP

Pirosequencioamento de produtos de PCR para análise de mutações, metilação, entre outras aplicações.

 GEF-05 - Sequenciador MiSeq - CTO/ICESP (SDN5)SDN5
Sequenciador MiSeq - CTO/ICESP

Sequenciamento de Nova Geração com capacidade de gerar até 15Gb de informação com até 25 milhões de fragmentos sequenciados. A plataforma é eficiente para estudo de pequenos genomas, análise de amplicom, ChipSeq, RNAseq, etc.

 GEF-06 - Plataforma Affymetrix de Microarrays (UGEE)UGEE
Plataforma Affymetrix de Microarrays

Adquirido em 2007, com recursos próprios do Laboratório de Oncologia Experimental (LIM24), realiza serviços de expressão Gênica e genotipagem em larga escala.

 GEF-07 - QuantStudio 12K Flex - NuGen (UT)UT
QuantStudio 12K Flex - NuGen

É uma plataforma de PCR em tempo real altamente flexível que permite diversas aplicações para experimentos de qPRC e genotipagem. 
 GEF-08 - Sequenciamento em Larga Escala (SELA) (SELA)SELA
Sequenciamento em Larga Escala (SELA)

Sequenciamento paralelo maciço para sequenciameto em grande escala com máximo rendimento custo/benefício, permitindo a detecção de mutações e polimorfismos em genomas individuais, quantificação da expressão gênica, splicing alternativos, alterações no número de cópias dos transcritos, expressão de microRNAs e alterações epigenéticas.

 

 GEF-09 - iScan System (CPM)CPM
iScan System

Análise de alta resolução do genoma humano pelas novas metodologias MLPA (Multiplex Ligation-Dependent Probe Amplification) Array (BeadArray technology) permitindo sua caracterização desde a descrição de vias complexas que envolvem a etiopatologia das doenças até mecanismos de resistência a terapias, fornecendo dados para a nova medicina genômica personalizada.
 GEF-10 - Sequenciador ABI PRISM® 3500 Genetic Analyzer (LGP)LGP
Sequenciador ABI PRISM® 3500 Genetic Analyzer

Sequenciamento/análise multiplexde fragmentos de DNA para diversas aplicações clínicas e científicas, tais como: estudo estrutural de genomas e genômica comparada, detecção e análise de mutações gênicas, análise filogenética, DNA barcoding, aplicações em ciências forenses e determinação de paternidade.

 GEF-11 - Sequenciador de Fragmentos ABI 3500 Genetic Analyzer (SDN6)SDN6
Sequenciador de Fragmentos ABI 3500 Genetic Analyzer

Sequenciamento/análise multiplexde fragmentos de DNA para diversas aplicações clínicas e científicas, tais como: estudo estrutural de genomas e genômica comparada, detecção e análise de mutações gênicas, análise filogenética, DNA barcoding, aplicações em ciências forenses e determinação de paternidade.
 GEF-12 - Sequenciador de DNA MiSeq System (SDN7)SDN7
Sequenciador de DNA MiSeq System

Sequenciamento em alta escala para estudo de pequenos genomas, análise de produtos amplificados, etc.
 GEF-14 - QuantStudio 6 Flex (GE14)GE14
QuantStudio 6 Flex

O instrumento de PCR em tempo real pode ser utilizado para quantificação da expressão gênica, controle de qualidade e validação de ensaios, genotipagem, análise e quantificação de DNA mitocondrial e de DNA nuclear, qualidade do DNA, entre outras aplicações possíveis. 
 GEF-15 - MiSeq - NuGen (UT2)UT2
MiSeq - NuGen

É um sequenciador de nova geração baseado na tecnologia de sequenciamento por síntese (SBS) da Illumina. É direcionado para o sequenciamento de painéis e de pequenos genomas.
 GEF-16 - 3500xL Genetic Analyzer - NuGen (UT3)UT3
3500xL Genetic Analyzer - NuGen

É um instrumento de eletroforese capilar com 24 capilares para sequenciamento de DNA (Sanger) e análise de fragmentos.
 GEF-17 - Quant Studio 6 Flex (GF17)GF17
Quant Studio 6 Flex

O equipamento Quant Studio 6 Flex, concedido pelo programa equipamentos multiusuários da FAPESP (Processo nº2018/11756-2), é um Real Time que permite a quantificação de ácidos nucléicos para avaliação da expressão gênica (Relativa e Absoluta), expressão de microRNAs, genotipagem de SNPs, detecção de patógenos, análise da Expressão Proteica (TaqMan® Protein Assays), entre outras. 
ANÁLISES ESPECIAIS
 AE-01 - Fluorímetro FilterMax F5 (FLU)FLU
Fluorímetro FilterMax F5

É um leitor de microplacas concedido pelo programa equipamentos multiusuários da FAPESP (Processo nº 2009/54219-8) que apresenta absorção (UV e visível), intensidade de fluorescência - FI (superior e inferior de leitura), brilho de luminescência, polarização de fluorescência (FP) e fluorescência resolvida no tempo (TRF).
 AE-03 - MAGPIX (Luminex®)/ COBAS C111/pocH 100V/ STart 4/ ABL800 FLEX (LAE)LAE
MAGPIX (Luminex®)/ COBAS C111/pocH 100V/ STart 4/ ABL800 FLEX

O LAE oferece aos usuários a realização de exames laboratoriais bioquímicos, hematológicos (inclusive de coagulação) e gasométricos em amostras animais. Dosagens automatizadas de citocinas, fatores de crescimento, sinalizadores de transdução celular, mediadores de inflamação aguda e painel para diabetes são realizadas em amostras animais e humanas.
 AE-04 - QIAsymphony SP (extração e purificação de ácidos nucléicos) (EPM)EPM
QIAsymphony SP (extração e purificação de ácidos nucléicos)

A tecnologia QIAsymphony combina a rapidez e eficiência da sílica - ou baseada na purificação NINTA - com a manipulação conveniente de partículas magnéticas. O QIAsymphony SP é pré-instalado com protocolos otimizados para purificação de ácidos nucléicos ou proteínas a partir de uma ampla gama de materiais iniciais.
 AE-06 - LC MS/MS (cromatografia/espectrometria de massa) (LCMS)LCMS
LC MS/MS (cromatografia/espectrometria de massa)

O equipamento multiusuário localizado no LIM 42 - Laboratório de Hormônios e Genética Molecular permite a dosagem dos hormônios esteróides por cromatografia líquida associada à espectrometria de massas em tandem (MS/MS).
 AE-07 - Ultracentrífuga refrigerada WX100 (UCR)UCR
Ultracentrífuga refrigerada WX100

Esse equipamento gera forças de centrifugação requeridas para uma grande variedade de aplicações, sendo de grande utilidade para fins preparativos e analíticos em bioquímica e biologia como por exemplo, no fracionamento de lipoproteínas, preparo de membranas plasmáticas e de organelas celulares, preparo de lipossomos, etc.
 AE-08 - Bioanalyzer 2100 - ML (ML2)ML2
Bioanalyzer 2100 - ML

Este equipamento permite a análise da quantidade e qualidade de DNA e RNA de material fresco ou fixado em formol e emblocado em parafina.
 AE-09 - Leitor de EliSpot - AID (ELPT)ELPT
Leitor de EliSpot - AID

Permite a análise de ensaios enzimáticos e ensaios multi-color FluoroSpot.
 AE-10 - Sistema Chemidoc de Analise e Imagem Blot e Gel (AE10)AE10
Sistema Chemidoc de Analise e Imagem Blot e Gel

Facilitar as análises em gel para detecção de fluorescência e quimiluminescência de luz visível (RGB) e infravermelho / infravermelho próximo (FR / NIR) permitindo a visualização imediata de proteínas sem coloração de gel e verificação instantânea da transferência de proteínas.
 AE-11 - LCMS - Espectrometria de Massas acoplada a Cromatografia Líquida (MS)MS
LCMS - Espectrometria de Massas acoplada a Cromatografia Líquida

Dosagem de drogas em matrizes biológicas.
 AE-12 - Bioanalyzer 2100 - NuGen (UT4)UT4
Bioanalyzer 2100 - NuGen

É um sistema de eletroforese automatizado que permite a avalição do tamanho, pureza e quantificação de amostras de DNA, RNA e proteína. 
 AE-13 - Concentrador de Partículas Ambientais - CPA (CPA)CPA
Concentrador de Partículas Ambientais - CPA

O nosso núcleo tem como objetivo permitir que pesquisadores de dentro ou fora do complexo HC FMUSP possam realizar estudos experimentais sobre os efeitos da poluição do ar na saúde(material particulado fino)

Este equipamento é único na America latina e permite a realização de estudos de dose-resposta 

IMAGEM
 IMG-01 - IVIS Spectrum, Software Living Image (IMPC)IMPC
IVIS Spectrum, Software Living Image

Tecnologia versátil e avançada de imagem óptica que facilita o monitoramento longitudinal não invasivo de progressão de doenças, cell trafficking, expressão gênica entre outros em animais vivos.

 IMG-02 - PET/SPECT/CT para pequenos animais (IM2)IM2
PET/SPECT/CT para pequenos animais

Possibilita a obtenção de imagens in vivo (utilizando anestésico inalatório) que fornecem informações fisiológicas e/ou morfológicas de vários órgãos (cérebro, coração, fígado, osso, etc) e/ou processos (inflamação, metabolismo glicolítico, crescimento tumoral, etc), dependendo da técnica e/ou radiofármaco injetado, sendo possível o acompanhamento longitudinal dos animais. 
 IMG-03 - RM7Tesla / CT / US - PISA (PISA)PISA
RM7Tesla / CT / US - PISA

Contando com a tecnologia de diversos equipamentos modernos de imagem, oferece serviços de pesquisa de função, estrutura e compponentes bioquímicos de oragnismos biológicos in vivo e ex vivo.
 IMG-04 - XtremeCT (tomografia computadorizada) (LMO)LMO
XtremeCT (tomografia computadorizada)

Permite a avaliação da qualidade óssea in vivo do rádio e tíbia em humanos por meio de parâmetros estruturais que avaliam a macro e micro estrutura óssea não avaliada pela desitometria. A aquisição de novo software também permite  a avaliação de propriedades mecânicas por meio da análise de Elemento Finito.    
 IMG-05 - Ultrassom VEVO 2100 (VEVO)VEVO
Ultrassom VEVO 2100

Ultrassom de alta frequência que permite avaliar várias doenças em modelos animais de pequeno porte, tais como: doença renal. doenaças cardiovasculares, tumores e desenvolvimento embrionário. 
 IMG-06 - L-Pix Chemi Express (IMG6)IMG6
L-Pix Chemi Express

Pode ser utilizado para obtenção de imagens colorimétricas, fluorescentes e quimioluminescentes a partir de géis e membranas de Western blotting.
MICROSCOPIA E
TÉCNICA MICROSCÓPICA
 MIC-01 - Manual Tissue Microarrayer 1 MTA-1 (TMIH)TMIH
Manual Tissue Microarrayer 1 MTA-1

Entre os serviços oferecidos inclui a confecção de Tissue Microarrays (TMAs) e/ou a realização de reações imunohistoquímicas.
 MIC-02 - PALM MicroBeam (microdissecção a laser) (ML)ML
PALM MicroBeam (microdissecção a laser)

São oferecidos os seguintes serviços:

  • Corte e coloração de lâminas em congelação para uso na microdissecção.
  • Microdissecção a laser para aplicações dowstream como Real Time PCR. 

 

 MIC-03 - Microscópios Eletrônicos: Jeol - JEM 1010 e Philips Tecnai - 10 (ME)ME
Microscópios Eletrônicos: Jeol - JEM 1010 e Philips Tecnai - 10

É um centro de interação entre pesquisadores que buscam a aplicação de técnicas e interpretação de dados obtidos em microscopia de luz e eletrônica para solução de problemas biológicos.
 MIC-04 - Microscópio Confocal LSM 510 META (MC)MC
Microscópio Confocal LSM 510 META

O módulo LSM 510 Meta dispõe de uma ampla faixa de lasers visíveis para atender a maioria das aplicações padrão de fluorescência, incluindo Argônio e Hélio-Neônio. O módulo UV possibilita o uso de um laser Enterprise para a excitação de fluoróforos, tais como DAPI ou Hoechst. 

 MIC-05 - Digitalizador de Lâminas 3D Histech (DLH)DLH
Digitalizador de Lâminas 3D Histech

O diigitalizador de lâminas da marca 3D Histech foi adquirido por meio do projeto FAPESP 2009/54323-0, "Plataforma de Imagem na Sala de Autópsia (PISA) e permite a obtenção de imagens histológicas digitais a partir de lâminas físicas.
 MIC-06 - Microscópio Confocal LSM 880 Zeiss (MIC6)MIC6
Microscópio Confocal LSM 880 Zeiss

A microscópia confocal permite construir imagens tridimensionais de amostras vivas com grande definição, contraste e informação computadorizada. Possui vasta aplicabilidade no campo das ciências biológicas e biomédicas, impulsionando e apoiando pesquisas diversas em nossa instituição. 
O microscópio Confocal Zeiss LSM 880, adquirido em 2013 com auxílio financeiro FINEP (Convênio: 01.13.0445.00 – Ref. 0682/13), possui sistema de iluminação com sete linhas de laser (405, 458, 488, 514, 543, 594 e 633 nm) e três canais de detecção espectral GaAsP (Gallium Arsenide Phosphid) ultrassensíveis. O sistema apresenta um escaneamento mais rápido, podendo registrar até 13 quadros por segundo e permite, por exemplo, a observação de movimentos de proteínas marcadas na dinâmica celular.
O sistema é capaz de gerar imagens com até quatro fluoróforos distintos e obter excelente escaneamento, mesmo em amostras espessas, sendo recomendado, em geral, um limite de 200 micrômetros. Em casos especiais, espessuras maiores podem ser atingidas dependendo dos parâmetros adotados.
Esse microscópio é do tipo invertido e está adaptado para examinar amostras fixadas ou vivas em lâminas de vidro. 
DOCUMENTAÇÃO CIENTÍFICA
 COM-01 - NCI - informática (SDCi)SDCi
NCI - informática

EDITORAÇÃO
 SDC-01 - SDC - Editoração (SDC)SDC
SDC - Editoração

AUTENTICAÇÃO DE LINHAGENS CELULARES
 ALC-01 - Autenticação de Linhagens Celulares (ALC)ALC
Autenticação de Linhagens Celulares

O serviço oferece um método padronizado (ANSI/ATCC ASN-0002-2011) para autenticação de linhagens celulares humanas através da análise e comparação de marcadores STR (Short Tandem Repeats) presentes em bancos de dados de repositórios internacionalmente reconhecidos (DSMZ, ATCC, JCRB e RIKEN).
CENTRO DE ARMAZENAGEM DE AMOSTRAS BIOLÓGICAS
 CAAB-01 - Centro de Armazenagem de Amostras Biológicas – Unidade de Ultrafreezers (CAAB)CAAB
Centro de Armazenagem de Amostras Biológicas – Unidade de Ultrafreezers



 

Rede PREMiUM FMUSP
Av. Dr. Arnaldo, 455
Cerqueira César
CEP: 01246-903
São Paulo-SP
INSTITUCIONAL SERVIÇOS CONTATO